Cuidados e manutenção da sua panela de pressão

Compartilhe!

Cuidados e manutenção da panela de pressão

A panela de pressão é uma grande aliada de quem cozinha: além de colaborar com a economia de energia ou gás, é prática, pois ajuda a preparar alimentos de forma rápida. Mas para maior segurança e durabilidade, é necessário ter alguns cuidados quanto à limpeza, manutenção e segurança. Confira dicas para não errar na hora da compra e do uso da panela de pressão.

panela-de-pressao-de-aluminio-com-fechamento-externo-6l-eterna-nigro

Limpeza da panela de pressão

A panela de pressão não é como uma panela qualquer, pois conta com uma série de “dispositivos”. Por este motivo, a limpeza também requer certos cuidados, que garantem não apenas a sua durabilidade, mas também a eficiência. Confira algumas dicas para limpar de forma correta sua panela de pressão:

-       Após o uso, sempre desencaixe a borracha que veda a panela e a válvula de pressão, e lave estas partes com cuidado e separadamente. Resíduos nessas peças impedem uma vedação eficiente e a formação correta da pressão;

-       Siga corretamente as instruções de limpeza conforme o material de que sua panela de pressão é feita. Se ela é revestida de teflon, por exemplo, não é indicado o uso de esponja de aço ou objetos que possam remover a camada antiaderente;

-       Procure usar na lavagem sempre água, um detergente neutro e uma esponja macia. Guarde sempre seca e limpa, evitando locais que facilitem a queda.

Manutenção da panela de pressão

A manutenção correta de uma panela de pressão aumenta o tempo de vida útil do item, assim como seu uso correto. Para tanto, é preciso estar sempre atento aos acessórios e realizar a troca quando os mesmos não tiverem mais condições adequadas.

A borracha de vedação de uma panela de pressão tem vida útil de aproximadamente 2 anos, data apropriada para trocar por uma nova. Mas se estiver ressecada, troque antes desse prazo. Se a borracha estiver gasta ou ressecada, a eficiência da panela diminui muito.

borracha-silicone-panela-de-pressao-amarela-presentes

O peso da panela de pressão, que é aquela parte em cima da tampa que fica girando e soltando ar também deve ter sua atenção. Ao pegar pressão, ele precisa sempre estar girando, por isso ao lavar veja se não está sujo e ao perceber alguma irregularidade nele troque. O mau funcionamento dessa válvula pode fazer com que a panela não solte o ar, o que é muito perigoso.

Se necessitar realizar algum tipo de manutenção clique aqui e veja se o modelo serve para a sua panela, qualquer dúvida entre em contato conosco com a marca da sua panela que indicamos qual os acessórios ideais para mantê-la novinha e segura. Este tipo de cuidado e manutenção fará com que sua panela de pressão dure por muito mais tempo.

Normas de segurança

-       Ao adquirir sua panela de pressão, confira se ela tem selo do Inmetro. Ele garante que este é um produto de qualidade e seguro;

-       Sempre que for usar, siga corretamente as instruções indicadas, com o procedimento correto para uso de válvulas e demais mecanismos;

-       Siga também instruções de limpeza e de quantidade de líquido;

-       Importante: nunca ultrapasse o limite de quantidade indicado na panela. Normalmente elas contam com marcações internas. Este tipo de erro incorre em problemas de vazamentos e até mesmo acidentes;

-       Antes de fechar a panela e iniciar o cozimento, verifique se a borracha e a válvula estão colocados de forma correta, para evitar perda de pressão e acidentes;

-       Siga corretamente as instruções de abertura e resfriamento. Nunca abra uma panela de pressão no instante após desligar o fogo. Aguarde esfriar naturalmente ou coloque com cuidado embaixo da torneira de água correte fria, mas com cuidado para não erguer a válvula de pressão.

Os riscos com explosões e vazamentos com o uso de uma panela de pressão podem ser minimizados se for realizada uma boa manutenção, bem como a troca periódica de seus acessórios.

3 ideias sobre “Cuidados e manutenção da sua panela de pressão”

Deixe uma resposta