Cuidados com a panela de ferro

Compartilhe!

Ter uma panela de ferro pode ser algo muito útil para o dia a dia de muitas donas de casa, já que este item oferece uma série de benefícios. Mas, é necessário tomar alguns cuidados com a panela de ferro, até mesmo para elevar o tempo de vida útil desse item de cozinha.

Provavelmente você já deve ter escutado a sua mãe ou avó falando em como esse utensílio ou a caçarola de ferrosão melhores que as panelas atuais. E, acredite, ela realmente apresenta um desempenho melhor, desde que você tome os devidos cuidados.

Se você tem ou está pensando em ter uma panela como essa, continue lendo esse post e confira todos os cuidados com a panela de ferroque você precisa tomar para garantir que este item faça parte da sua cozinha por mais tempo.

Principais cuidados com a panela de ferro que você deve tomar

Assim como outros itens para cozinhar, você precisa tomar alguns cuidados com a panela de ferro. E o primeiro deles é:

Evite frituras

Um dos principais cuidados com a panela de ferroque você deve tomar no dia a dia é evitar frituras. Isso porque o óleo em altas temperaturas pode deteriorar aos poucos o material da panela de ferro, fazendo que a vida útil dela diminua drasticamente

Para esse tipo de preparação prefira inox ou cerâmica, principalmente as frigideiras ou panelas antiaderentes.

Sempre retire os alimentos depois de cozinhá-los

Mais um dos cuidados com a panela de ferro que você precisa ter é de sempre retirar os alimentos de dentro da panela após cozinhá-los.

Se você deixar os alimentos por muito tempo na panela, eles podem absorver um percentual elevado de mineral, o que não é bom para a saúde.

Então, assim que terminar de cozinhar e todos se servirem, guarde o que sobrou em um recipiente, de preferência com vedação, para evitar a proliferação de microrganismos.

Após lavar, seque a panela no fogo

Geralmente as pessoas deixam a panela de ferro secar naturalmente ou a secam com um pano.

Isso é um erro, pois a umidade que fica naturalmente no utensílio pode fazer com que ela enferruje rapidamente.

Após lavar a sua panela com água e sabão neutro, seque-a no fogo. Assim ela secará por completo, sem correr o risco de enferrujar.

Guarde em um lugar livre de umidade

Mais um dos cuidados com a panela de ferro que você precisa ter é em relação ao armazenamento. O ideal é que você guarde esse utensílio doméstico em um lugar seco, livre de umidade.

Isso porque a umidade em excesso também pode fazer com que esse item enferruje. Por isso evite guarda essa panela em dento do armário da pia.

Evite usar palha de aço e itens do gênero

Toda panela de ferro vem com uma camada protetora. Se você utilizar uma palha de aço ou a parte verde da esponja, corre o risco de danificá-la e diminuir a vida útil do seu acessório para cozinhar.

Por isso, um dos cuidados com a panela de ferro que deve ter é justamente usar a parte amarela da espoja. Caso tenha dificuldades de tirar alguma sujeira, coloque um pouco de água com sabão neutro e esquente ela no fogo. A alta temperatura combinada com a água e sabão irá amolecer a sujeira permitindo que você retire-a com menos esforço.

Agora que você já sabe os cuidados com a panela de ferro e seus benefícios, não deixe de garantir a sua. Acesse agora mesmo o catálogo da Casamarela e confira as melhores opções de panela e acessórios de cozinha do mercado.

Deixe uma resposta