Chocolate e Tipos: tudo o que você precisa saber

Compartilhe!

Se você é chocólatra de plantão e adora fazer doces caseiros com essa iguaria, é importante saber os tipos de chocolate que precisa usar. Isso porque, eles fazem toda a diferença na hora de preparar docinhos.

Muita gente não sabe, mas o tipo e qualidade do chocolate faz toda à diferença na hora de criar sobremesas. Também não podemos esquecer dos utensílios como as forminhas de silicone, que irão evitar que o chocolate derretido grude.

Nesse artigo, você saberá um pouco mais sobre os tipos de chocolate, e como eles fazem toda a diferença na preparação de doces e sobremesas. Então não deixe de ler até o final!

Quais são os tipos de chocolate?

Existem diversos tipos de chocolate disponíveis no mercado. Cada um deles tem características próprias que precisam ser levadas em conta se você for preparar docinhos e sobremesas.

Confira abaixo qual a diferença de cada um e no que isso interfere no processo de preparo de doces.

·          Ao leite

É o mais popular entre os brasileiros, principalmente entre as crianças. Leva pasta de cacau, leite e açúcar. Como tem mais gordura, fica mais cremoso e líquido ao ser derretido.

Esse é um dos tipos de chocolate mais populares no Brasil. Isso porque, como ele tem apenas entre 20% a 40% de cacau, a sua temperagem é bem mais simples. E o seu gosto mais adocicado acaba conquistando à todos.

Se você quer fazer bombons caseiros usando formas de silicone esse é o mais indicado.

·          Amargo

Apesar de não ser tão amando quanto o ao leite, o chocolate meio amargo também tem seus fãs. O grande diferencial dele é o fato dele não levar leite

Além disso, ele também tem pouquíssimo açúcar, o que deixa seu sabor mais forte e presente em doces.

A porcentagem de cacau dele também é bem alta, variando entre 50% e 10%. Por conta disso, é considerado mais refinado.

O fato dele ter uma porcentagem mínima de açúcar também faz dele a opção mais indicada para pessoas que estão fazendo dieta ou tem diabetes.

·          Branco

Esse é um dos tipos de chocolate que gera bastante discussão entre os especialistas na iguaria. Isso porque muita gente não considera o chocolate branco um verdadeiro chocolate.

Esse tipo de discussão é gerado pelo fato dele não levar o cacau em si na sua composição. Na verde, ele contém apenas leite em pó, açúcar a manteiga de cacau. Ele também tem uma alta porcentagem de gordura, o que faz que ele seja mais líquido ao ser derretido.

Por conta dessa facilidade ele é uma boa alternativa para quer fazer ovinhos de páscoa usando forminhas de silicone.

·          Diet

Esse é um dos tipos de chocolate que você encontra facilmente no mercado.

A diferença é que ele não contém açúcar. Contudo, por conta de outros ingredientes que vão na fórmula, ele acaba sendo mais calórico.

Ou seja, é uma boa opção para quem não quer comer açúcar, mas deve-se evitar o excesso.

·          Hidrogenado e fracionado

Esses são os tipos de chocolate que contém gordura vegetal. Logo, eles acabam sendo bem mais baratos do que os anteriores.

Eles também dispensam a temperagem, que é um processo necessário para os outros tipos, pois, evita que eles ressequem, fiquem brancos ou esfarelem.

Contudo, a grande maioria dos confeitos que usam essa iguaria para fazer doces prefere usar um dos tipos de chocolate que necessita de temperagem. Isso porque o sabor dos hidrogenados e fracionados acaba sendo muito artificial em relação aos outros.

Gostou do post? Então acesse o site da Casamarela e selecione os melhores itens para preparar o chocolate perfeito!!!

Deixe uma resposta